Projetos Sociais

Home Projetos Sociais

CONGREGAÇÃO DE SANTA DOROTEIA DO BRASIL, entidade de educação e de assistência social, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social, tendo também em suas certificações o título de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal possibilita, por meio dos Projetos Sociais de Educação Infantil e de Ensino Médio, a inclusão de alunos carentes no universo escolar.

A gratuidade escolar é um abatimento do valor integral ou parcial da mensalidade, concedido pela Instituição. Para isso, faz-se sério estudo sócio-econômico das condições da família requerente. Através de ficha cadastral, documentação pertinente, comprobatória, entrevista individual com a Assistente Social e atendimento por pessoa credenciada pelo departamento administrativo, procede-se a análise criteriosa da solicitação e o atendimento segundo a real necessidade, comprovada e aceita.

Desde outubro de 1998, o trabalho de Educação Infantil vem sendo oficialmente desenvolvido pelo Colégio. Inicialmente atuou junto à comunidade Pedro Claver. Em 2009, transferiu-se para a sala “Anjo da Guarda”, no Jardim Marajá, atendendo à mesma comunidade em dois turnos diários, num espaço físico alugado. Encerrado o ano letivo de 2011, considerada a urgente necessidade de ampliação dos projetos sociais no atendimento aos jovens, o Colégio restringiu sua atuação junto às crianças e encerrou seu compromisso com essa comunidade. Até o final do ano de 2017, o Colégio manteve o PROJEM - curso noturno de Ensino Médio, atendendo a jovens provenientes de escola pública.

No Assentamento “Reage Brasil”, presente desde 2000, em parceria com as famílias assentadas, o Colégio oferece escolaridade a 25 crianças na sala “Ir.Cecilia Francischini”, no período vespertino.

O objetivo dos projetos é favorecer a  comunidades carentes uma educação diferenciada, de qualidade, no desenvolvimento do senso critico e cognitivo das crianças, oportunizando-lhes também, conforme o perfil filosófico do Colégio, a reflexão e a prática dos valores morais, cristãos e de cidadania na rotina escolar, na vida familiar e na convivência social.

O Colégio Anjo da Guarda opta por esses projetos de inclusão social consciente de seu papel de agente transformador e de sua especifica missão de evangelizar através da promoção da dignidade humana. Torna-se cada vez mais apelativa a necessidade de práticas voltadas para um comprometimento com a educação e a melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens carentes, contribuindo para que, embora numa pequena parcela, possam ter acesso a melhores condições para seu desenvolvimento.

Essa escolha preferencial pelos mais pobres é uma preciosa herança deixada à Congregação por sua Fundadora – Santa Paula Frassinetti – que bebeu na fonte genuína do amor misericordioso de Jesus a inspiração de servir os excluídos, percorrendo a via do coração e do amor.