Error:

Home Institucional

O Colégio “Anjo da Guarda” foi fundado em 1931, a partir da iniciativa do Cônego Aristides da Silveira Leite, então vigário da Paróquia de Bebedouro, e com um intenso envolvimento da comunidade católica local. No contexto histórico da época havia a necessidade de um centro de formação para a mocidade feminina e, desta maneira, atendendo a um convite do Vigário, vieram para Bebedouro as Irmãs Dorotéias, cujo trabalho com a educação já adquirira notório reconhecimento.

O terreno para a construção do Colégio foi doado pelo Cel. Raul Furquim, proeminente figura que muito colaborou para o desenvolvimento do município. Inicialmente foram oferecidos os cursos Primário e Normal, e, logo em seguida, o curso Ginasial. Todos os cursos eram somente para moças e meninas, nos regimes de internato, semi-internato e externato. Em 1934, os esforços dos primeiros anos foram compensados com a formatura  da  primeira turma do curso Normal, constituído por 16 alunas. Este Curso, voltado para a formação de professoras, funcionou até o ano de 1975, e formou 41 turmas de profissionais que muito contribuíram com a educação em Bebedouro e em outras praças.

Em sua trajetória o Colégio passou por diversas denominações: Escola Normal Livre de Bebedouro, Escola Normal de Bebedouro, Escola Normal e Particular de Bebedouro, Escola Normal Livre “Anjo da Guarda”, Escola Normal “Anjo da Guarda”, Escola Normal Particular “Anjo da Guarda”, e, finalmente, Colégio “Anjo da Guarda”.

Em meados da década de 1940, teve início uma campanha que mobilizou toda a comunidade do “Anjo da Guarda” com o objetivo de angariar recursos para  a construção do Santuário em devoção á Nossa Senhora de Fátima. Em 1949 ocorreu a inauguração do templo e no ano seguinte os devotos recebiam a nova imagem de Nossa Senhora de Fátima que, especialmente esculpida em Portugal, fora um presente da colônia portuguesa de Bebedouro.

No decorrer do tempo, houve a diversificação dos níveis de ensino oferecidos à comunidade. Na década de 1960 nascia a Educação Infantil, enquanto que nos anos de 1970, época de significativas mudanças no sistema educacional do país, eram implantados o Ensino Profissionalizante e o Ensino Supletivo. Foi neste mesmo contexto que o Colégio deixou de atender exclusivamente à clientela feminina e estendeu sua proposta educacional também aos rapazes.

Nas décadas seguintes o “Anjo da Guarda” ampliou e modernizou seus espaços, de forma que a estrutura física se adaptasse às necessidades pedagógicas e metodológicas atuais. Ás vésperas de completar seus 80 anos de existência, o Colégio mantém como enfoque de sua ação educativa a formação integral de crianças e adolescentes, com um projeto de Ensino Básico completo, desde o maternal até a 3ª  série do Ensino Médio.

DIREÇÃO

Anima o projeto educativo / evangelizador, alicerçado nas diretrizes da educação nacional e linhas de ação traçadas pelo carisma  de Paula Frassinetti, suscitando participação co-responsabilidade dos vários setores e instâncias da comunidade.

SOA - Serviço de Orientação Administrativa

Provê as necessidades materiais da escola, colocando seus recursos a serviço da promoção de todos aqueles que integram a Comunidade Educativa.

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PASTORAL

Oferece esteio ao eixo evangelizador: nos projetos litúrgicos e celebrativos; nas iniciativas sociais de inclusão; nos conteúdos doutrinários, catequéticos e formativos.

PJE - Pastoral de Juventude Estudantil

Desperta os jovens para a vivência da fé, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, incentivando-os a assumir, com ousadia e coragem, o compromisso de ações práticas e transformadoras no mundo ferido de hoje.

SOP - Serviço de Orientação Pedagógica

Atua no processo pedagógico, aperfeiçoando-o constantemente por meio de acompanhamento direto e indireto. Proporciona ao professor, através de orientação técnico-pedagógica, condições para um trabalho científico em coerência com os objetivos do Colégio. Presta assessoria aos professores: nos conteúdos, programas e projetos, na metodologia de ensino e na capacitação profissional.

SOE - Serviço de Orientação Educacional

Realiza orientação personalizada, favorecendo o ajustamento pessoal e social do aluno, promovendo um clima de integração, amizade fraterna e proximidade entre todos, num serviço de assessoria direta às famílias e alunos: nos relacionamentos interpessoais, no aproveitamento escolar e na formação de lideranças.

GRÊMIO ESTUDANTIL

Promove iniciativas favoráveis ao desempenho dos alunos quanto à liderança, criatividade e participação responsável.

GRUPO FESTA

Assume, voluntariamente, o serviço de bar nos eventos do Colégio, arrecadando recursos para os projetos sociais, com os quais também promove iniciativas de integração. É constituído por professores, funcionários, pais de alunos e simpatizantes.

“Lembranças minhas a essas boas alunas em quem sempre penso e de quem falo frequentemente com as Irmãs e com as pessoas que me perguntam por essa Missão”.

(Palavras de Santa Paula em carta de 27 de agosto de 1867, às irmãs do Colégio de São José, em Recife, um ano após a fundação brasileira)