Acolhida para as famílias dos alunos ingressantes
05 MAR, 2025
Na terça-feira, dia 25 de fevereiro, as famílias dos alunos que estão...
Leia maisHome Informativo
04 / AGO /2020 Diversos
No dia 24 de maio, p.p., o Papa Francisco lançou um ano especial que decorrerá até maio de 2021, para celebrar o quinto aniversário da Encíclica “Laudato Si”, com o objetivo de “chamar a atenção para o grito da terra e dos pobres”, promovendo o cuidado da casa comum através de uma ecologia integral. Esse, justamente, foi o conceito concreto trazido pelo Documento do Magistério do Papa Francisco: “ecologia integral”. Agora, cinco anos depois, em tempo de pandemia, o Santo Padre redobrou a importância deste tema para a reflexão e a ação ecológica e social. De fato, somente compreendendo a integração de tudo é que se pode fazer um diagnóstico preciso para o momento que vivemos: não há crises separadas, mas uma única e complexa crise ambiental e social que requer uma verdadeira conversão ecológica.
Neste sentido, o Papa propõe a necessidade de uma mudança de mentalidade que compreenda que os problemas do mundo estão interligados. É assinalada a importância de cuidar da vida e da Criação.
Em particular, é assinalada a tão falada “transição para energias disponíveis para todos” sublinhando a “eficiência energética”.
A propósito deste compromisso em especial, é importante assinalar que medidas concretas para a defesa do ambiente e dos recursos hídricos já foram tomadas pelo próprio Estado da Cidade do Vaticano e por várias dioceses em todo o mundo, como é o caso da diocese do Porto, em Portugal.
O Colégio Anjo da Guarda não se evadiu do desafio de dar expressão concreta a estes novos tempos. Tanto é verdade que, em cumprimento ao planejamento para 2020, completou o investimento em energia solar, que além de economicamente interessante, é importante na preservação do meio ambiente, com muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica; além disso para cada um metro quadrado de painel solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Isso tudo demonstra e comprova o alinhamento do Colégio ao compromisso da Igreja com a preservação ambiental.
Confira a galeria de fotos:
05 MAR, 2025
Na terça-feira, dia 25 de fevereiro, as famílias dos alunos que estão...
Leia mais05 MAR, 2025
O ex-aluno Augusto Ramos Moreira Castro concluiu o Ensino Médio no Colégio...
Leia mais11 FEV, 2025
No dia 26 de janeiro, o Colégio Paula Frassinetti, escola doroteana localizada...
Leia mais