Alunos do Colégio realizam provas do Enem como treineiros
14 NOV, 2024
Pensando em melhor se prepararem para quando forem oficialmente disputar uma vaga...
Leia maisHome Informativo
29 / NOV /2021 Celebrações religiosas
Motivados pelos frutos espirituais colhidos do XIII REVI, cujo tema, extraído da Carta 296,2, foi: “Tenhamos pressa de nos fazermos Santos...”, os formadores locais da Escola de Leigos do Colégio Anjo da Guarda, Bebedouro SP, promoveram uma manhã de Revigoramento Espiritual à beira do poço sob a inspiração do convite de Jesus e de Paula à santidade: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).
Santa Paula, desde muito cedo, guardou em seu coração esse apelo de Jesus. Viveu-o ao longo de sua vida e inculcou-o, repetidamente, às suas Religiosas. Na manhã do dia 20 de novembro, suas palavras falaram também diretamente ao nosso coração: “(...) nos renovemos espiritualmente e nos disponhamos, com novo entusiasmo e novo fervor, caminhando na via da perfeição” (98,1) e “(...) que vos apliqueis com grande humildade e generosidade no difícil mas necessário trabalho da própria perfeição” (801,5).
Sob a inspiração desse singular convite de Jesus e de Santa Paula, a manhã do XIV REVI foi marcado por uma experiência de RETIRO à guisa dos Exercícios Espirituais inacianos: ao redor das Mesas da Palavra de Deus e da Eucaristia, da Palavra de Paula e da palavra do irmão mais próximo, celebrando esse momento de REVITALIZAÇÃO da energia espiritual.
Todos nós, sejamos leigos ou religiosas, temos a mesma altíssima vocação: a santidade, ou, em outras palavras, a perfeição. Mas para alcançar essa meta, tão árdua como esperançosa, vale a pena conhecer a “engenharia” elaborada por Deus mesmo para nos unir ao seu Filho encarnado. E entre as várias “engrenagens” que põem em marcha a nossa vida espiritual, dirigindo-a à santidade, encontra-se nada menos do que conhecimento e a melhora do próprio temperamento.
Os formadores locais conduziram o primeiro momento, como colóquio e oração, apresentando este saber humilde, mas que se reveste, ao seu modo, de suma importância, já que é extremamente difícil, senão impossível, chegar a uma profunda união com Jesus Cristo se, ignorando o que somos por natureza, não soubermos tirar proveito do que temos de bom e corrigir o que temos de mau. O objetivo da nossa manhã de REVI foi mostrar qual é o papel do temperamento na vida espiritual e o que cada um de nós pode fazer para vencer-se a si mesmo e pôr ao serviço de Deus as boas disposições do próprio temperamento, como o fez Paula Frassinetti, segundo o testemunho de Irmã Elisa Vassallo: “o seu caráter era um tanto irascível (...), a sua calma e serenidade eram fruto de virtude.”
Para alimentar e celebrar a fé, o REVI terminou com a Celebração Eucarística em torno do Altar do Santuário do Colégio, quando realizou-se um Ato Penitencial à beira do poço. Com especial alegria, entregamos à proteção de Santa Paula esse nosso intento de oração, interiorização e de volta ao nosso mundo interior.
Confira a galeria de fotos:
14 NOV, 2024
Pensando em melhor se prepararem para quando forem oficialmente disputar uma vaga...
Leia mais14 NOV, 2024
No dia 11 de novembro, segunda-feira, o grupo de Revigoramento Espiritual (REVI)...
Leia mais14 NOV, 2024
No dia 09 de novembro, sábado, sob a responsabilidade da Escola de Leigos,...
Leia mais