Informativo

Home Informativo

Santa Missa em ação de graças pelo aniversário de 90 anos de fundação do  Colégio Anjo da Guarda de Bebedouro

Santa Missa em ação de graças pelo aniversário de 90 anos de fundação do Colégio Anjo da Guarda de Bebedouro

04 / FEV /2021 Celebrações religiosas

 

Celebração versus Deum no Altar-mor do Santuário Nossa Senhora de Fátima marcou a abertura do Ano Jubilar dedicado às nove décadas do Colégio

No último sábado, p.p., (30-01-2021), foi celebrada a Santa Missa de ação de graças pelos 90 anos de fundação do Colégio Anjo da Guarda, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Devido às restrições contra o avanço da covid-19, a celebração não aconteceu com a presença dos fiéis no Santuário. Puderam acompanhar a Eucaristia pela Página do Colégio no Facebook.   

A abertura do Jubileu se deu com a mensagem da Diretora, Ir. Cecília Francischini, depois da qual iniciou-se a Celebração Eucarística: “A feliz celebração deste nonagésimo aniversário da fundação do nosso Colégio Anjo da Guarda, que abre para nós um ano jubilar, oferece-me a grata oportunidade de enviar uma cordial saudação no início desta celebração de ação de graças, em nome da Comunidade das Irmãs de Santa Doroteia aqui de Bebedouro e da Equipe Diretiva, ao Corpo Docente, aos Alunos e Ex-alunos e aos seus familiares. Desejo outrossim manifestar a nossa profunda reverência pela preciosa presença das primeiras Irmãs Doroteias que fundaram, em 1931, esta casa de EDUCAÇÃO. É nosso dever reverenciar o ardor apostólico, a audácia na fé e paixão pelo Reino que as levaram a crer nas palavras de Paula Frassinetti: ‘Com a verdadeira humildade do coração e confiança sem limites na bondade de Deus, estaremos dispostos a fazer as maiores e mais heroicas ações para glória do próprio Deus’ (Carta 293,5). O heroísmo e a solicitude destas Irmãs e das sucessivas gerações, nas décadas passadas – e ainda hoje! –, torna fértil e fecunda toda ação pedagógica e evangelizadora desta Instituição Docente” – destacou Irmã Cecília em sua mensagem. Para evidenciar a reverência às primeiras venerandas Irmãs Doroteias, a Missa foi oferecida em sufrágio por elas: Madre Ana de Assis Braga, Madre Ana Rita dos Santos Moreira, Madre Clélia Roselli, Madre Maria do Carmo Novaes, Sor Angelina Machado, Irmã Olímpia Marchesi, Irmã Amélia Veloso e Irmã Delminda Lopes.

A Santa Missa foi preparada pela Equipe de Pastoral do Colégio e contou com a participação de alguns representantes da Direção e do Corpo Docente da Instituição, e foi presidida pelo Pe. Sebastião de M. Viana Jr., orientador espiritual e professor do Colégio. Chamou a atenção que a celebração tenha acontecido no Altar-mor do Santuário. O sacerdote explicou a razão: “celebraremos hoje, na abertura do Ano Jubilar do Colégio, versus Deum, ou seja, ‘voltados para Deus’. Na linguagem comum, a gente costuma dizer que o padre celebrou ‘de costas para o povo’. Na verdade, essa interpretação não é ideal, porque o padre não está simplesmente de costas para o povo, mas o padre e o povo estão de frente para Deus. Escolhemos essa modalidade de celebração hoje por três razões: uma de ordem histórica (pois certamente a primeira Missa celebrada nesse Santuário, alguns anos depois da fundação do Colégio, foi naquele altar); outra de ordem litúrgica (a celebração versus Deum não foi abolida ou proibida pelo Vaticano II. Ela é, sim, mais rara e menos frequente, mas possível. O próprio Papa Francisco celebra assim na Capela Sistina, por exemplo. É preciso esclarecer neste sentido que a Missa foi celebrada conforme o Rito de São Paulo VI, em vernáculo, ou seja, no Rito Ordinário, conforme estamos habituados nas nossas comunidades. A única diferença é a posição do Altar. Existe um Rito Extraordinário de São Pio V com a Missa toda em Latim, e um Rito Ordinário, em vernáculo, que pode ser versus Deum ou versus populum. Esta última, mais comum, ‘voltado para o povo’. E por último – continua – uma razão de ordem pessoal (foi um pedido meu que a celebração acontecesse assim. Posso dizer que realizei um sonho ao celebrar neste Altar. Obrigado, Irmã, por mo permitir).”

Ao final da Missa, depois das homenagens à Irmã Cecília e das orações à Nossa Senhora, ao Anjo da Guarda e à Santa Paula, anunciou-se que, ao longo do ano festivo, diversas atividades serão realizadas para comemorar o Jubileu. Entre elas, celebrações jubilares especiais no Santuário e iniciativas no âmbito da promoção humana e ação social (como já é praxe do Colégio Anjo da Guarda) e resgate histórico. “Oportunamente, todos serão comunicados e, se Deus quiser, poderão participar conosco” – disse Pe. Sebastião.

 

 

Confira a galeria de fotos:

Recentes

Alunos do Colégio realizam provas do Enem como treineiros

14 NOV, 2024

Pensando em melhor se prepararem para quando forem oficialmente disputar uma vaga...

Leia mais

Grupo REVI realiza seu XX encontro

14 NOV, 2024

No dia 11 de novembro, segunda-feira, o grupo de Revigoramento Espiritual (REVI)...

Leia mais

Colégio realiza Manhã de Capacitação especial

14 NOV, 2024

No dia 09 de novembro, sábado, sob a responsabilidade da Escola de Leigos,...

Leia mais