Alunos do Colégio realizam provas do Enem como treineiros
14 NOV, 2024
Pensando em melhor se prepararem para quando forem oficialmente disputar uma vaga...
Leia maisHome Informativo
04 / FEV /2021 Celebrações religiosas
Celebração versus Deum no Altar-mor do Santuário Nossa Senhora de Fátima marcou a abertura do Ano Jubilar dedicado às nove décadas do Colégio
No último sábado, p.p., (30-01-2021), foi celebrada a Santa Missa de ação de graças pelos 90 anos de fundação do Colégio Anjo da Guarda, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Devido às restrições contra o avanço da covid-19, a celebração não aconteceu com a presença dos fiéis no Santuário. Puderam acompanhar a Eucaristia pela Página do Colégio no Facebook.
A abertura do Jubileu se deu com a mensagem da Diretora, Ir. Cecília Francischini, depois da qual iniciou-se a Celebração Eucarística: “A feliz celebração deste nonagésimo aniversário da fundação do nosso Colégio Anjo da Guarda, que abre para nós um ano jubilar, oferece-me a grata oportunidade de enviar uma cordial saudação no início desta celebração de ação de graças, em nome da Comunidade das Irmãs de Santa Doroteia aqui de Bebedouro e da Equipe Diretiva, ao Corpo Docente, aos Alunos e Ex-alunos e aos seus familiares. Desejo outrossim manifestar a nossa profunda reverência pela preciosa presença das primeiras Irmãs Doroteias que fundaram, em 1931, esta casa de EDUCAÇÃO. É nosso dever reverenciar o ardor apostólico, a audácia na fé e paixão pelo Reino que as levaram a crer nas palavras de Paula Frassinetti: ‘Com a verdadeira humildade do coração e confiança sem limites na bondade de Deus, estaremos dispostos a fazer as maiores e mais heroicas ações para glória do próprio Deus’ (Carta 293,5). O heroísmo e a solicitude destas Irmãs e das sucessivas gerações, nas décadas passadas – e ainda hoje! –, torna fértil e fecunda toda ação pedagógica e evangelizadora desta Instituição Docente” – destacou Irmã Cecília em sua mensagem. Para evidenciar a reverência às primeiras venerandas Irmãs Doroteias, a Missa foi oferecida em sufrágio por elas: Madre Ana de Assis Braga, Madre Ana Rita dos Santos Moreira, Madre Clélia Roselli, Madre Maria do Carmo Novaes, Sor Angelina Machado, Irmã Olímpia Marchesi, Irmã Amélia Veloso e Irmã Delminda Lopes.
A Santa Missa foi preparada pela Equipe de Pastoral do Colégio e contou com a participação de alguns representantes da Direção e do Corpo Docente da Instituição, e foi presidida pelo Pe. Sebastião de M. Viana Jr., orientador espiritual e professor do Colégio. Chamou a atenção que a celebração tenha acontecido no Altar-mor do Santuário. O sacerdote explicou a razão: “celebraremos hoje, na abertura do Ano Jubilar do Colégio, versus Deum, ou seja, ‘voltados para Deus’. Na linguagem comum, a gente costuma dizer que o padre celebrou ‘de costas para o povo’. Na verdade, essa interpretação não é ideal, porque o padre não está simplesmente de costas para o povo, mas o padre e o povo estão de frente para Deus. Escolhemos essa modalidade de celebração hoje por três razões: uma de ordem histórica (pois certamente a primeira Missa celebrada nesse Santuário, alguns anos depois da fundação do Colégio, foi naquele altar); outra de ordem litúrgica (a celebração versus Deum não foi abolida ou proibida pelo Vaticano II. Ela é, sim, mais rara e menos frequente, mas possível. O próprio Papa Francisco celebra assim na Capela Sistina, por exemplo. É preciso esclarecer neste sentido que a Missa foi celebrada conforme o Rito de São Paulo VI, em vernáculo, ou seja, no Rito Ordinário, conforme estamos habituados nas nossas comunidades. A única diferença é a posição do Altar. Existe um Rito Extraordinário de São Pio V com a Missa toda em Latim, e um Rito Ordinário, em vernáculo, que pode ser versus Deum ou versus populum. Esta última, mais comum, ‘voltado para o povo’. E por último – continua – uma razão de ordem pessoal (foi um pedido meu que a celebração acontecesse assim. Posso dizer que realizei um sonho ao celebrar neste Altar. Obrigado, Irmã, por mo permitir).”
Ao final da Missa, depois das homenagens à Irmã Cecília e das orações à Nossa Senhora, ao Anjo da Guarda e à Santa Paula, anunciou-se que, ao longo do ano festivo, diversas atividades serão realizadas para comemorar o Jubileu. Entre elas, celebrações jubilares especiais no Santuário e iniciativas no âmbito da promoção humana e ação social (como já é praxe do Colégio Anjo da Guarda) e resgate histórico. “Oportunamente, todos serão comunicados e, se Deus quiser, poderão participar conosco” – disse Pe. Sebastião.
Confira a galeria de fotos:
14 NOV, 2024
Pensando em melhor se prepararem para quando forem oficialmente disputar uma vaga...
Leia mais14 NOV, 2024
No dia 11 de novembro, segunda-feira, o grupo de Revigoramento Espiritual (REVI)...
Leia mais14 NOV, 2024
No dia 09 de novembro, sábado, sob a responsabilidade da Escola de Leigos,...
Leia mais