Informativo

Home Informativo

Celebração Batismal, Profissão de Fé e estudo em preparação para o Capítulo Geral XXII.

Celebração Batismal, Profissão de Fé e estudo em preparação para o Capítulo Geral XXII.

29 / MAR /2021 Celebrações religiosas

Uma Celebração Batismal com renovação das Promessas do Batismo, Profissão de Fé e estudo em preparação para o Capítulo Geral XXII marcou o quinto dia da Novena “Vida e Santidade” de Paula Frassinetti no Colégio Anjo da Guarda.  

Guardados os devidos cuidados sanitários e de distanciamento, reunidos na manhã do dia 06 de março, sábado, os educadores do Colégio Anjo da Guarda, em um primeiro momento, no Santuário, participaram de um momento de espiritualidade batismal, inspirado pelo tempo privilegiado da Quaresma e, de maneira particular para o carisma frassinetino, entre as festas do nascimento, batismo e aniversário de canonização de Santa Paula. Aproveitando esse kairós especial, a celebração reuniu os temas da conversão, combate espiritual, jejum medicinal e caritativo, escuta da Palavra de Deus e catequese mais aprofundada sobre a santidade na vida cotidiana. Batizados na morte e ressurreição de Cristo, devemos viver segundo uma moral de ressuscitados, buscando a santidade, seguindo modelos concretos: “Na tarde de seu nascimento, os pais [de Paula] a apresentaram em Santo Estêvão, a igreja paroquial, para em nome dela pedir o dom da fé. Repete-se o rito, sempre igual há séculos, carregado de mistério e repleto de consequências para cada uma das crianças: o simbolismo da água, do círio aceso, do vestido branco e da imposição do nome, que faz referência a uma dimensão que ultrapassa os limites da existência e lhe dá sentido. [...] Bem cedo [Paula] sentira dentro de si – cultivado pela educação familiar – o convite a valorizar o dom do batismo, para crescimento harmônico de sua pessoa, à luz da vocação cristã. E assim tinha aprendido a progredir” (Rosa Rosseto).

Valendo-se desse contexto litúrgico-batismal, a celebração foi preparada pelos formadores e equipe de pastoral de modo a evidenciar que a santidade é uma semente plantada no coração de cada um no batismo e regada pelas lágrimas e o suor de quem se esforça por ser fiel e obediente a Deus no ordinário de sua vida. A semente é plantada no batismo e desabrocha plenamente na santidade. Entre uma e outra está a resiliência de cada dia. Por essa razão, os educadores fizeram a experiência de re-cordar (trazer de novo ao coração) sua própria vida e vocação cristã, através do Memorial. Essas inspirações são da Novena “Vida e Santidade” de Santa Paula, partilhada pela Comissão Nacional de Missão e Formação de Leigos. Juntos, rezamos o quinto dia do Novenário.

Após a espiritualidade, os educadores foram divididos em grupos menores para a segunda etapa do Estudo preparatório do XXII Capítulo Geral da Congregação das Doroteias. Foi momento para o acesso à segunda porta: Amizade/Encontro. Provocados pelas palavras de Jesus e de Paula, puderam refletir sobre o jeito de ser do educador doroteano. Tendo refletido sobre a identidade no acesso à primeira porta (Amizade/Intimidade), em 28 de janeiro, puderam refletir com mais clareza sobre o estilo de vida doroteia.

Ao final do encontro, as respostas foram entregues aos formadores, e, oportunamente, sua síntese será encaminhada à Comissão Mista Internacional de Irmãs e Leigos.

Confira a galeria de fotos:

Recentes

Alunos do Colégio realizam provas do Enem como treineiros

14 NOV, 2024

Pensando em melhor se prepararem para quando forem oficialmente disputar uma vaga...

Leia mais

Grupo REVI realiza seu XX encontro

14 NOV, 2024

No dia 11 de novembro, segunda-feira, o grupo de Revigoramento Espiritual (REVI)...

Leia mais

Colégio realiza Manhã de Capacitação especial

14 NOV, 2024

No dia 09 de novembro, sábado, sob a responsabilidade da Escola de Leigos,...

Leia mais